Vitamina D ajuda a prevenir diabetes, câncer, hipertensão e infecções.
Não passa uma semana sem que surja uma nova pesquisa associando a falta de vitamina D no organismo a alguma doença. Os problemas vão além da saúde óssea prejudicada --relação já estabelecida, pois o nutriente contribui para a fixação do cálcio nos ossos. Hoje, estudos mostram que a deficiência pode levar a hipertensão, diabetes, infecções e alguns tipos de câncer.
O nutriente também estimula a produção de insulina, melhorando o controle da glicose, e diminui a resistência ao hormônio --o que ocorre em quem tem diabetes tipo 2. Sua falta pode favorecer o desenvolvimento da doença.
Tumores de cólon, de próstata e de mama também já foram associados à deficiência de vitamina D em pesquisas. A explicação pode estar no papel da vitamina no ciclo de proliferação celular -a substância ajuda a equilibrar a divisão das células.
Quem tem deficiência da vitamina é também mais vulnerável a infecções, pois o nutriente atua na produção de proteínas antibacterianas.
Sintetizando
A maior parte da vitamina D presente no organismo é produzida coma ajuda do sol
1 - Uma substância chamada 7-dehidrocolesterol está presente na epiderme
2 - Os raios UVB do sol entram em contato com a pele e o calor converte a substância em vitamina D3
3 - A vitamina D3 cai na corrente sanguínea e chega ao fígado
4 - No órgão, se transformaem 25-hidroxivitaminas D
5 - Nos rins, se transformam em vitamina D ativa
6 - Então, participa de processos como fixação de cálcio no osso, absorção de cálcio pelo intestino e funções neuromusculares
Fonte: Folha Online - Equilíbrio - Link
Mais: O Globo - Vitamina D - Link